NEFRECTOMIA RADICAL OU PARCIAL ROBÓTICA

O Câncer renal em adultos corresponde a 2 a 3% de todas as neoplasias malignas, sendo o carcinoma renal de células claras (CRCC) o subtipo mais comum, responsável por 75% dos casos. No Brasil, a incidência estimada é de 7 a 10 casos para cada 100 mil habitantes. O tumor é 2 a 3 vezes mais frequente em homens, sendo mais prevalente dos 50 aos 70 anos de idade.

Mais de 60% dos casos de tumores renais são diagnosticados incidentalmente durante exames de imagem para avaliação de rotina ou em investigações de queixas abdominais inespecíficas. Nos pacientes sintomáticos as apresentações clínicas são variáveis, sendo a hematúria (presença de sangue na urina), dor lombar e massa abdominal palpável os sintomas e sinais mais comuns. Alguns sintomas menos específicos podem estar presentes, como perda de peso, febre, sudorese noturna, hipertensão, dentre outros.

De acordo com o tamanho do tumor e a sua localização, a cirurgia indicada pode ser a Nefrectomia Radical (retirada completa do rim acometido) ou Parcial (retirada apenas da porção acometida pelo tumor). Entretanto, com o avanço da cirurgia robótica, tem sido possível cada vez mais a realização de ressecções parciais de grandes lesões e em posições desafiadoras, possibilitando a preservação da função renal sem comprometer o resultado oncológico.

VANTAGENS DA NEFRECTOMIA ROBÓTICA:

Vantagens da Cirurgia Robótica

Minimamente invasiva
Acesso laparoscópico com pequenas incisões.

Visão ampliada e tridimensional

Pinças com movimentos precisos (sem tremores) e amplitude de movimentos.

Menor hospitalização / Rápido retorno às atividades

LOCALIZAÇÃO